sábado, 7 de julho de 2012

Dedicação....


André Mira, João Saúde e João Fróis - estes são três dos "putos" do Real. Iniciaram-se no Karate comigo no Real ainda crianças e...cresceram. Cresceram mas nunca deixaram de se dedicar ao treino. Assíduos e muito empenhados sempre. Humildes e respeitadores, estes rapazes são admirados por todos pela sua verdadeira dedicação ao nosso (deles) Karate.
Para mim é muito gratificante ter karatekas como estes na minha classe e sinto-me orgulhoso das suas aptidões. Quero acreditar que tenho contribuído, juntamente com todos os nossos karatekas, para a sua formação excelente como karatekas e como seres humanos de excepcional carácter.
Esta foto foi tirado numa sessão fotográfica a que se sujeitaram e está, a meu ver, excelente.

Este é, sem dúvida, o nosso futuro....

domingo, 24 de junho de 2012

Gasshuku Kaizen -Senseis Arnold de Beer e José Campos

III Gasshuku Kaizen. Realizado neste fim de semana na Torre da Marinha. Orientadores: Sensei Arnold de Beer - 8º Dan Goju-Ryu e Sensei José Campos - 7º Dan Goju Ryu (JIP).
O primeiro eu já conhecia e admirava pelo seu grau de conhecimentos e pela "proximidade" do seu karate com o meu. O segundo era, para mim, uma surpresa - já o conhecia e bem, de nome, mas nunca tinha tido o prazer de treinar sob a sua supervisão. Foi uma agradável surpresa. O Sensei Campos é, de facto, um grande mestre. Comunicador e conhecedor do Goju-Ryu na sua essência, o Sensei Campos foi, para mim, uma revelação. As abordagens dos dois técnicos diferem em alguns pormenores mas não é isso mesmo o karate? Abordagens e interpretações diferentes que conduzem a adaptações produzindo novos conceitos.
Por ter tido outro compromisso não pude participar no Domingo, mas os dois dias em que participei, foram muito bons. 
Tive a oportunidade de treinar com dois amigos - Sensei Gualter e Sensei Carlos Pereira do Shito-Ryu. Tivemos a oportunidade de trocar ideias e "dissecar" as técnicas aprendidas. 
A organização teve o cunho especial do Sensei Marco Cruz que nunca se poupa a esforeços para dar um ar "profissional" à coisa. Desde os diplomas aos crachás de acesso tudo foi feito com profissionalismo, algo a que o Marco já nos habituou. Aproveito aqui para realçar duas pessoas que têm feito a Kaizen funcionar bem - João Ramalho (o nosso presidente) e Marco Cruz. Estes dois karatekas são peças fundamentais para o bom funcionamento da Associação. Embora por vezes discordem de alguns pontos, o que é bom num certo sentido, acabam por se harmonizar nas alturas próprias e fazer com que eventos deste porte sejam um sucesso. A eles rendo aqui a minha admiração. É claro que outros instrutores contribuem com o seu trabalho também e não pretendo minimizar aqui o seu esforço, apenas realçar dois grandes impulsionadores da Kaizen. Sem eles seria muito difícil conseguir estes resultados.
Resumindo, este foi um grande estágio - para todos - a simpatia, a cordialidade, a alegria de rever velhos amigos e poder treinar com eles foi, sem dúvida, fenomenal. Não posso deixar de referir aqui a presença dos meus amigos do Norte, Moreira e César que vieram "cá abaixo" treinar connosco, o que é sempre um prazer e também ao Sensei Armando que, apenas podendo participar da parte da tarde (privado de transporte por um amigo do alheio), não deixou de participar.
Devo agora referir que, eventos organizados pela Kaizen, são unicamente da responsabilidade da Kaizen. Esta Associação é que decide quem deve convidar. Pessoas que se apresentam num evento organizado por uma Associação com a qual criaram "atritos" e "mal-estares", preparadas para treinar sem "dar cavaco" a ninguém deviam pensar melhor se este comportamento é compatível com a sua graduação e "estatuto". Como as acções ficam com quem as faz, não faço mais comentários, apenas lamento, pelo constrangimento que estas situações trazem, mais nada.
Organização excelente, Pavilhão excelente, Mestres excelentes... 
Mais uma vez a Kaizen mostrou que sabe o que faz. Mais uma vez tivemos karate de alto nível, proporcionando aos participantes, um fim de semana espectacular.
À organização nas pessoas de João Ramalho e Marco Cruz deixo aqui expressa a minha gratidão e admiração. Aos (grandes) Mestres que nos orientaram nos treinos, DOMO ARIGATO Senseis.
Venha o próximo.

sábado, 23 de junho de 2012

O Penetra...

Imaginem este quadro: Eu faço anos. Como estou com muito dinheiro e gosto de estar com amigos, organizo uma festa e convido-os todos. Como prezo muito a amizade deles resolvo falar com o Bono e perguntar-lhe se quer ir com os U2 fazer um concerto na minha festa. O Bono e eu somos unha com carne e ele nunca me negaria a sua participação - a sua unica condição é que haja caracóis e pipis acompanhados de muita cerveja. Respondo-lhe logo: Ó Bono, então não havia de haver?? Até vai haver uma sardinhada em tua honra, pá!.
E assim foi... aluguei o espaço, instalei os U2 e, com a chegada doa meus amigos, dei início à festa. 
Olhando em redor dou com um "penetra" na festa. "Aquele não é meu amigo..." - dei comigo a pensar. Olhando melhor verifico que o "penetra" era um indivíduo que outrora fora meu amigo mas que, a determinada altura me tinha faltado ao respeito forçando-me a cortar relações com ele. "É preciso ter lata!" - pensei - "então este gajo não tem vergonha na cara?". 
Resolvido a pôr o indivíduo no seu lugar, interpelei-o: ""Olha lá pá! Quem é que te convidou para a minha festa? Resposta do indivíduo - Estão cá os U2 e eu, onde vão os U2 estou lá... sou grande fã!
Mas ó pá... esta é a MINHA festa de aniversário... os U2 são meus amigos e vieram à minha festa a MEU pedido, O que é que tu tens a ver com isso? - Resposta do tipo - "São os U2 meu... sou grande fã... isto é um espectáculo público! Onde vão os U2 estou lá!.
Olha que não, meu! - respondi - Tu não foste convidado e a festa é minha... assim sendo põe-te a milhas. Contrariado o "penetra" lá se foi, cabisbaixo.
É preciso ter lata, então este gajo diz mal de mim a toda a gente e agora quer ver os U2 na minha festa? - pensei. Determinado a não deixar este episódio estragar a festa, pus logo a história para trás das costas.
Depois da saída do "penetra" a festa decorreu de forma espectacular. Os U2 fizeram um concerto memorável e foi, sem dúvida nenhuma, um dos meus melhores aniversários...

Esta foi uma história para vos entreter um pouco. Amanhã faço o relato do nosso Gasshuku. Não tivemos lá o Bono nem os U2 mas foi muito bom. 

Adeus e até breve!


domingo, 20 de maio de 2012

Esta foi uma demonstração, a convite do Mestre António Duarte - responsável pela classe de KickBoxing do Real Sport Clube - na 1ª Gala de KickBoxing que decorreu na Escola Secundária Stuart de Carvalhais.

Com muito pouco tempo de ensaio (cerca de 2 aulas) esta demonstração correu muito bem, tendo o desempenho de todos sido muito bom.

Apesar de prevista para as 21.45 horas, iniciou-se perto da meia noite. A espera foi cansativa mas, no fim, correu bem.


A filmagem esteve a cargo da mãe do Ricardo Ribeiro a quem agradeço. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

A verdade... nua e crua!

Caros leitores deste "espaço de ideias". Ao "passear" pelas ruas movimentadas do conhecido Facebook, que, quer queiramos quer não, é uma "montra" de ideias e ideais, dei de caras com um "link", postado pelo Sensei Paul Coleman que vale a pena ler.
Este artigo foi escrito pelo Sensei Steve Rowe sobre o "poder" das graduações e a sua relação entre aluno/treinador.
Por ir de encontro às minhas maiores convicções e por corresponder INTEGRALMENTE à ideia que tenho sobre o assunto, não pude deixar de vos sugerir a sua leitura.
Cabe-me aqui referir que não conheço (nem bem nem mal), o autor deste artigo. Desconheço as suas competências mas abraço e assumo como coincidentes com as minhas, as suas ideias  expressas neste magnífico artigo.
Já por várias vezes aqui referi este assunto e é gratificante ver neste texto, a confirmação daquilo que entendo ser "a verdade".

Leiam, apreciem, reflictam e comentem, se o desejarem...

Saudações de um "ronin" alentejano...

domingo, 13 de maio de 2012

Aprender...

Ao abraçar a vida de karateka tenho tido uma vida repleta de experiências:

Conquistei vitórias...
Assumi derrotas...
Cultivei amigos...
Ganhei inimigos...
Consolidei relações...
Conheci diferenças...
Reconheci semelhanças...
Apanhei decepções
Aprendi com jovens e com os menos jovens...
A eles ensinei também...
Admiro a diversidade...
Contorno a adversidade...
Continuo não com a mesma energia mas com mais alguma sabedoria...

Assim tenho conseguido viver, sobreviver e continuar a aprender... com trabalho, e o apoio de um grupo fantástico de amigos que comigo trilham o caminho.

A todos os que, de alguma forma, contribuem para que eu seja melhor pessoa e melhor karateka, manifesto o meu sincero agradecimento... pela amizade e pelo apoio dado ao longo dos anos.

De uma longa lista, destaco os mais antigos, não esquecendo nunca os mais recentes:

João Ramalho, Marco Cruz, Jorge Quaresma, Nuno Santos, Armando Inocentes, Jorge Peixoto, Leonardo Pereira, Carlos Pereira, Fernando Santos; Gonçalo e Pedro Damas, Jorge Viana.

Que a vida nos continue a juntar no mesmo espírito de partilha e amizade! 

Bem Hajam.