domingo, 31 de julho de 2011

One more step...

Foi com imensa satisfação que recebi, ontem, a graduação de Godan (5º Dan) pelas mãos do Sensei James Rousseau. As graduações têm o seu valor e, não sendo um objectivo, são, sem sombra de dúvida um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação. Apesar de não ser um objectivo dá-nos uma imensa alegria receber das mãos de um grande senhor do karate mundial as felicitações pelo exame e classificá-lo de excelente. 
Tive comigo a "sofrer" frente ao painel de exame dois dos meus alunos que são, também, grandes amigos: Carlos Ferreira para 2º Dan e Rui Magalhães para 1º Dan. Foram ambos também bem sucedidos o que aumenta consideravelmente a minha satisfação.
Neste estágio foi um privilégio poder treinar sob a orientação de grandes mestres corrigindo pormenores e treinando sob várias ópticas.
A Kaizen está de parabéns pelo excelente Gasshuku e deixo aqui os parabéns a todos os que organizaram este inesquecível evento, em especial a um grande amigo que me deu um grande apoio e muita ajuda na preparação do meu exame - Sensei João Ramalho. 
Agradeço também a todos os graduados do Real que treinam comigo e sempre me apoiaram ao longo de vários anos tendo sido sempre também, uma inspiração e um incentivo para que me continue a manter no caminho. A eles também deixo aqui expresso o meu reconhecimento e a minha amizade.
É tempo de "lamber as feridas" e descansar porque as férias chegaram ao fim e o cansaço destes 4 dias é muito.
A todos os que foram bem sucedidos nestes exames, os meus parabéns!

sábado, 30 de julho de 2011

The End...

Terminou este Summer Gassuku GKI. A Ericeira e a Kaizen souberam receber bem os instrutores e os participantes neste grande evento. A qualidade dos treinos foi muito grande. Diversidade e qualidade foram as notas dominantes deste Gasshuku onde os conceitos do Goju-Ryu foram discutidos, avaliados e aperfeiçoados. Um grupo de Instrutores onde se destacam sem sombra de dúvida, James Rousseau, Arnold de Beer, Kevin Nason e Leonard Sim. 

Foi dada particular atenção ao pormenor técnico e ao desempenho individual numa tentativa de uniformizar o trabalho de Kata não desprezando a interpretação pessoal.

Intenso do ponto de vista técnico mas também físico onde as altas temperaturas se aliaram ao exercício dinâmico fazendo com que litros de água fossem consumidos, numa tentativa de repor fluidos perdidos na excessiva transpiração.

Várias Katas foram trabalhadas, com particular detalhe para Seipai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei.

Pela minha parte estou bastante satisfeito com a qualidade do trabalho realizado, com a excelente organização e com o local escolhido - a Ericeira é, sem sombra de dúvida, um bom cartão de visita para Portugal.

Sem querer fazer atenção sobre o que correu menos bem só refiro que existem pessoas que não entendem que nos Estágios é para se treinar com quem tiver de ser goste-se ou não. O karate começa e acaba com respeito e a falta deste não dignifica alguns que, ainda por cima, ostentam a bandeira da sabedoria e do conhecimento supremos. As acções ficam com quem as fazem e só lamento os "seguidores cegos" que pactuam com este tipo de comportamentos e ainda veneram os prevaricadores. Enfim... cada um escolhe a vida que quer levar.

Voltando ao Estágio, realizaram-se também ontem os exames de graduação que decorreram com uma boa organização. Este é o modelo de exame que eu desejo para a Kaizen - Pequenos grupos de cada vez e desempenhos individuais de modo a poder-se observar os erros e também as qualidades dos intervenientes. No Real tivemos 3 candidatos:

Rui Magalhães  para Shodan (1º Dan)
Carlos Ferreira para Nidan (2º Dan)
e eu próprio para Godan (5º Dan)

Os resultados serão entregues no Sayonara Party logo à noite. Espero que tenhamos todos sido bem sucedidos. 




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Marketing: promoções e descontos... aproveitem!





O marketing está em tudo. Promoções, descontos em cartão, pague 1 e leve 2, enfim... a crise leva a que se ofereçam produtos e descontos à "babuja".
O que eu desconhecia era que se fazia aliciamento de instrutores, oferecendo não sei o quê, para outras associações mesmo debaixo dos narizes dos anfitriões da "festa". Não percebem? Eu explico:

Num estágio recente (aliás ainda está em curso) alguém aliciou um instrutor de uma conhecida associação (na minha opinião, das melhores!) para se "passar para o outro lado". Não sei o que ofereciam pela "mudança" mas suspeito que tem a ver com 1 mês grátis de TV Cabo com acesso aos canais "quentes" durante 1 ano. Não é mau, pois não?  Ah... e um "voucher" no valor de 100 euros em compras no Continente.

Tentar recrutar instrutores de uma associação, num evento organizado por essa Associação que é a mesma que os convidou, é baixo! É mesmo muito baixo. 

Não sou católico mas se bem me lembro a inveja era um pecado mortal, não era? 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Day 1...

Começou hoje o Summer Gasshuku da GKI. Após o período de inscrições, iniciou-se o treino. Um aquecimento "estranho" em jeito de Tai Chi pelo Sensei Arnold de Beer. O Sensei Arnold de Beer de seguida brindou-nos com sequências de Kihon baseadas em Gekisai. Muito dinâmicas e beneficiando da rapidez, com uma breve passagem por Fukyo Kata Dai Ichi a lembrar os velhos tempos. Pessoal do Real, estão a ver porque é que eu continuo a "guardar as velharias" e a treiná-las de vez em quando? 
Seguidamente passámos para uma "espécie" de San Dan Uke Barai com "cheirinho" de Gekisai e execução de Gekisai Dai Ichi com Renzoku Bunkai.
A finalizar, o Sensei Kevin Nason deu-nos um excelente treino de kumité onde as variações defesa/ataque se alternavam numa frenética sequência de avanços e recuos. Com uma temperatura elevada mas q.b., o suor escorria pelos rostos e escorria para o solo liso do ginásio tornando os deslocamentos algo perigosos.

Finalizou-se o treino do primeiro onde a tónica foi o Kihon/ kata. Excelente começo. Estamos ansiosos pelo treino de amanhã. 

Bom treino!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Gasshuku GKI

Começa amanhã o Gasshuku da GKI. Já cá temos o Sensei Arnold de Beer, o Sensei Kevin Nason e a delegação da Suécia entre outros. Do norte já cá está o Sensei António Moreira.


A Ericeira prepara-se para nos proporcionar um grande Estágio. Estou ansioso por treinar com estes Mestres e poder trocar com eles algumas ideias.


Vai ser espectacular!

domingo, 24 de julho de 2011

Foi ontem o casamento do meu filho Daniel com a sua (agora esposa) Ana. Tive a oportunidade de levar, além da família, alguns amigos com os quais pude partilhar a alegria do enlace do Daniel, aos quais deixo aqui o meu agradecimento sincero.

Aos noivos que hoje viajam para Roma para a lua-de-mel, desejo-lhes as maiores felicidades.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uma verdade inconveniente...

http://www.youtube.com/watch?v=w_jpjU4oJ4s

Esta é a legenda deste vídeo, publicada pelo seu autor:

"Sim, são apenas crianças. Sim, chumbar mesmo numa coisa destas pode ser traumatizante. Sim, o critério não pode ser apenas o da avaliação de um único momento. Sim, a criatividade deve ser valorizada... Sim, mas há "mínimos olímpicos" a cumprir e, assim, não vamos lá. De que serve um miúdo esforçar-se por saber fazer se, depois, vê quem não sabe nada ter o mesmo prémio que ele?"

Não comento pessoalmente, deixo à vossa consideração....