quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os putos que se tornam homens...

Um dos aspectos mais gratificantes de qualquer treinador de karate é, sem dúvida, acompanhar o crescimento daqueles que iniciam a prática ainda em crianças.
Quem dá aulas sabe do que estou a falar. São miúdos que convivem connosco no dia a dia e ganham o nosso afecto por se tornarem quase família.    
Os dois exemplos que aqui trago hoje são dois karatekas do Real dos quais me orgulho verdadeiramente por várias razões: João Saúde e João Fróis -  Por conviverem comigo desde crianças com dedicação e por não terem deixado morrer essa dedicação, antes pelo contrário, mostrarem uma sede de aprender humildemente. Por estarem comigo desde miúdos (as fotos são a prova real disso mesmo), treinando diariamente, sem nunca me terem desiludido. 
São hoje cintos negros, muito jovens, mas souberam guardar a humildade que sempre os caracterizou. Treinam arduamente e suportam os treinos mais duros sempre com um sorriso. Os miúdos de outrora são agora karatekas competentes que acredito, irão longe. Tenho orgulho neles e acredito também que o seu caminho no "Do" será frutuoso. Respeito-os muito pelo que foram mas essencialmente pelo que são: "putos" excepcionais e homens excepcionais. 
Obrigado por fazerem parte da vida de todos nós!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uma peça histórica...

Deparei, no Facebook, com um vídeo histórico colocado lá pela KASA - Associação de Karate-Do Shotokan Kase-Ha de Aveiro.
Este vídeo apresenta uma demonstração executada por dois grandes mestres da mesma escola Shoto, embora com formas de karate diferentes na minha opinião, Sensei Taiji Kase e Sensei Hiroshi Shirai. Este vídeo, de 1989, impressionou-me pela velocidade que o Sensei Kase demonstrou face a alguns ataques, também rápidos, do Sensei Shirai.
Tendo em conta a compleição física do Sensei Kase que já naquela altura aparentava uns quilos a mais, a velocidade que ele imprime às técnicas e o kime são impressionantes.
A eficácia das técnicas apresentadas é inegável. 
Deixo-vos aqui o link. Vale a pena....



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Gekisai Dai Ichi - close bunkai

http://www.youtube.com/watch?v=699mfkazD8c

Esta é uma das minhas aplicações de kata Gekisai a curta distância. Com deslocações circulares e defesas "coladas", ou seja, de entrada no início do ataque, é uma Bunkai que obriga ao "fecho" da guarda.

Espero que gostem...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O verdadeiro mestre...

O verdadeiro mestre entende, aceita, respeita. 
O verdadeiro mestre não cede a intrigas nem as gera.
O verdadeiro mestre aceita as suas falhas e esforça-se por corrigi-las
O verdadeiro mestre não instiga ao ódio.
O verdadeiro mestre aceita a sua condição de imperfeito.
O verdadeiro mestre reconhece os seus erros e não os repete.
O verdadeiro mestre ultrapassa o rancor e a ira e domina-os.
O verdadeiro mestre ganha o respeito com a honestidade e a humildade.
O verdadeiro mestre respeita a amizade entre os outros.
O verdadeiro mestre não envergonha nunca o aluno...


Apregoar sabedoria e integridade e não harmonizar as sua acções com estas qualidades é mentir aos outros e a si próprio.


O respeito ganha-se não se compra!

domingo, 31 de julho de 2011

One more step...

Foi com imensa satisfação que recebi, ontem, a graduação de Godan (5º Dan) pelas mãos do Sensei James Rousseau. As graduações têm o seu valor e, não sendo um objectivo, são, sem sombra de dúvida um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação. Apesar de não ser um objectivo dá-nos uma imensa alegria receber das mãos de um grande senhor do karate mundial as felicitações pelo exame e classificá-lo de excelente. 
Tive comigo a "sofrer" frente ao painel de exame dois dos meus alunos que são, também, grandes amigos: Carlos Ferreira para 2º Dan e Rui Magalhães para 1º Dan. Foram ambos também bem sucedidos o que aumenta consideravelmente a minha satisfação.
Neste estágio foi um privilégio poder treinar sob a orientação de grandes mestres corrigindo pormenores e treinando sob várias ópticas.
A Kaizen está de parabéns pelo excelente Gasshuku e deixo aqui os parabéns a todos os que organizaram este inesquecível evento, em especial a um grande amigo que me deu um grande apoio e muita ajuda na preparação do meu exame - Sensei João Ramalho. 
Agradeço também a todos os graduados do Real que treinam comigo e sempre me apoiaram ao longo de vários anos tendo sido sempre também, uma inspiração e um incentivo para que me continue a manter no caminho. A eles também deixo aqui expresso o meu reconhecimento e a minha amizade.
É tempo de "lamber as feridas" e descansar porque as férias chegaram ao fim e o cansaço destes 4 dias é muito.
A todos os que foram bem sucedidos nestes exames, os meus parabéns!

sábado, 30 de julho de 2011

The End...

Terminou este Summer Gassuku GKI. A Ericeira e a Kaizen souberam receber bem os instrutores e os participantes neste grande evento. A qualidade dos treinos foi muito grande. Diversidade e qualidade foram as notas dominantes deste Gasshuku onde os conceitos do Goju-Ryu foram discutidos, avaliados e aperfeiçoados. Um grupo de Instrutores onde se destacam sem sombra de dúvida, James Rousseau, Arnold de Beer, Kevin Nason e Leonard Sim. 

Foi dada particular atenção ao pormenor técnico e ao desempenho individual numa tentativa de uniformizar o trabalho de Kata não desprezando a interpretação pessoal.

Intenso do ponto de vista técnico mas também físico onde as altas temperaturas se aliaram ao exercício dinâmico fazendo com que litros de água fossem consumidos, numa tentativa de repor fluidos perdidos na excessiva transpiração.

Várias Katas foram trabalhadas, com particular detalhe para Seipai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei.

Pela minha parte estou bastante satisfeito com a qualidade do trabalho realizado, com a excelente organização e com o local escolhido - a Ericeira é, sem sombra de dúvida, um bom cartão de visita para Portugal.

Sem querer fazer atenção sobre o que correu menos bem só refiro que existem pessoas que não entendem que nos Estágios é para se treinar com quem tiver de ser goste-se ou não. O karate começa e acaba com respeito e a falta deste não dignifica alguns que, ainda por cima, ostentam a bandeira da sabedoria e do conhecimento supremos. As acções ficam com quem as fazem e só lamento os "seguidores cegos" que pactuam com este tipo de comportamentos e ainda veneram os prevaricadores. Enfim... cada um escolhe a vida que quer levar.

Voltando ao Estágio, realizaram-se também ontem os exames de graduação que decorreram com uma boa organização. Este é o modelo de exame que eu desejo para a Kaizen - Pequenos grupos de cada vez e desempenhos individuais de modo a poder-se observar os erros e também as qualidades dos intervenientes. No Real tivemos 3 candidatos:

Rui Magalhães  para Shodan (1º Dan)
Carlos Ferreira para Nidan (2º Dan)
e eu próprio para Godan (5º Dan)

Os resultados serão entregues no Sayonara Party logo à noite. Espero que tenhamos todos sido bem sucedidos. 




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Marketing: promoções e descontos... aproveitem!





O marketing está em tudo. Promoções, descontos em cartão, pague 1 e leve 2, enfim... a crise leva a que se ofereçam produtos e descontos à "babuja".
O que eu desconhecia era que se fazia aliciamento de instrutores, oferecendo não sei o quê, para outras associações mesmo debaixo dos narizes dos anfitriões da "festa". Não percebem? Eu explico:

Num estágio recente (aliás ainda está em curso) alguém aliciou um instrutor de uma conhecida associação (na minha opinião, das melhores!) para se "passar para o outro lado". Não sei o que ofereciam pela "mudança" mas suspeito que tem a ver com 1 mês grátis de TV Cabo com acesso aos canais "quentes" durante 1 ano. Não é mau, pois não?  Ah... e um "voucher" no valor de 100 euros em compras no Continente.

Tentar recrutar instrutores de uma associação, num evento organizado por essa Associação que é a mesma que os convidou, é baixo! É mesmo muito baixo. 

Não sou católico mas se bem me lembro a inveja era um pecado mortal, não era?