sábado, 30 de julho de 2011

The End...

Terminou este Summer Gassuku GKI. A Ericeira e a Kaizen souberam receber bem os instrutores e os participantes neste grande evento. A qualidade dos treinos foi muito grande. Diversidade e qualidade foram as notas dominantes deste Gasshuku onde os conceitos do Goju-Ryu foram discutidos, avaliados e aperfeiçoados. Um grupo de Instrutores onde se destacam sem sombra de dúvida, James Rousseau, Arnold de Beer, Kevin Nason e Leonard Sim. 

Foi dada particular atenção ao pormenor técnico e ao desempenho individual numa tentativa de uniformizar o trabalho de Kata não desprezando a interpretação pessoal.

Intenso do ponto de vista técnico mas também físico onde as altas temperaturas se aliaram ao exercício dinâmico fazendo com que litros de água fossem consumidos, numa tentativa de repor fluidos perdidos na excessiva transpiração.

Várias Katas foram trabalhadas, com particular detalhe para Seipai, Kururunfa, Sesan e Suparinpei.

Pela minha parte estou bastante satisfeito com a qualidade do trabalho realizado, com a excelente organização e com o local escolhido - a Ericeira é, sem sombra de dúvida, um bom cartão de visita para Portugal.

Sem querer fazer atenção sobre o que correu menos bem só refiro que existem pessoas que não entendem que nos Estágios é para se treinar com quem tiver de ser goste-se ou não. O karate começa e acaba com respeito e a falta deste não dignifica alguns que, ainda por cima, ostentam a bandeira da sabedoria e do conhecimento supremos. As acções ficam com quem as fazem e só lamento os "seguidores cegos" que pactuam com este tipo de comportamentos e ainda veneram os prevaricadores. Enfim... cada um escolhe a vida que quer levar.

Voltando ao Estágio, realizaram-se também ontem os exames de graduação que decorreram com uma boa organização. Este é o modelo de exame que eu desejo para a Kaizen - Pequenos grupos de cada vez e desempenhos individuais de modo a poder-se observar os erros e também as qualidades dos intervenientes. No Real tivemos 3 candidatos:

Rui Magalhães  para Shodan (1º Dan)
Carlos Ferreira para Nidan (2º Dan)
e eu próprio para Godan (5º Dan)

Os resultados serão entregues no Sayonara Party logo à noite. Espero que tenhamos todos sido bem sucedidos. 




3 comentários:

  1. Também espero que passem todos. Quanto mais não seja para que possamos começar com os novos rituais da graduação de cinto negro que, estou seguro, virão a fazer escola no futuro.
    Não abusem das bejecas na Sayonara que é para ver se conseguem ficar bonitos na fotografia ...
    Abraço e felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que todos estavam mais que preparados para o exame. Apesar do nervosismo durante, a experiência vem ao de cima. Não posso ir ao Sayonara mas estarei a torcer por todos ;)

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé:

    Mesmo sem saber resultados quero dar-te os parabéns.

    Sei de antemão que serás godan.

    É para mim um previlégio ter-te encaminhado para esta nobre arte e ver que me soubeste ultrapassar.

    É a minha vez de aprender contigo.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar