segunda-feira, 18 de julho de 2011

Karate Olimpico...será desta?

Voltamos à velha "luta" pelo Karate Olímpico.  Volta a considerar-se a hipótese do Karate se candidatar a modalidade olímpica. Por motivos meramente políticos e comerciais é que o karate continua a bater à porta do Comité Olímpico mas a ficar do lado de fora.
Muitos dinheiro movimenta a "chama olímpica" que não hesita em queimar as modalidades que não aparentam gerar capital. É triste, mas é a pura das verdades. Não faz sentido andarmos nesta demanda a suplicar a entrada nos J.O. sendo o karate uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo.
Por outro lado dou comigo a pensar se será benéfico para o karaté a sua admissão olímpica. Se as lutas de poder entre Associações, Clubes e Federação já é assanhada, se a modalidade tiver carácter olímpico preparem-se para o afiar de garras...
Temos karatekas de alto valor desportivo que orgulham a modalidade e que serão certamente, seus dignos representantes. Temos treinadores que são de extrema competência, com resultados comprovados e que são também, bons embaixadores do karate nacional. Por outro lado temos também lutas internas onde o protagonismo exacerbado toma conta de mentalidades e subverte o real valor do karate desportivo.
Pela minha parte gostava de poder assistir a provas de karate nas olimpíadas mas dispensava  as querelas que se vêem no futebol ou  noutras modalidades de grande projecção. 
Aguardemos para ver até porque, provavelmente, ficamos outra vez em espera. Da outra vez fomos deixados para trás para favorecer o golfe... na próxima será o chinquilho?

1 comentário:

  1. Claro que não vais poder assistir a provas de karate nas olimpíadas sem dispensar nada!

    O COI é uma máquina de fazer dinheiro, portanto não estejas à espera de ver uma modalidade que não dá dinheiro a entrar no programa.

    Por outro lado, se entrasse, entravam também o doping, a corrupção, a violência e outras coisas mais...

    Já agora, da última vez foi a favor do rugby (seven) e não do golfe, pois o golfe fica para a próxima, o que quer dizer que o karaté fica de fora (talvez ainda bem!) mais uma vez.

    Quem quiser pode ver mais sobre o tema em "Mais uma..." em http://karatedopt.blogspot.com/ com os respectivos comentários.

    Um abraço!

    ResponderEliminar