quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os putos que se tornam homens...

Um dos aspectos mais gratificantes de qualquer treinador de karate é, sem dúvida, acompanhar o crescimento daqueles que iniciam a prática ainda em crianças.
Quem dá aulas sabe do que estou a falar. São miúdos que convivem connosco no dia a dia e ganham o nosso afecto por se tornarem quase família.    
Os dois exemplos que aqui trago hoje são dois karatekas do Real dos quais me orgulho verdadeiramente por várias razões: João Saúde e João Fróis -  Por conviverem comigo desde crianças com dedicação e por não terem deixado morrer essa dedicação, antes pelo contrário, mostrarem uma sede de aprender humildemente. Por estarem comigo desde miúdos (as fotos são a prova real disso mesmo), treinando diariamente, sem nunca me terem desiludido. 
São hoje cintos negros, muito jovens, mas souberam guardar a humildade que sempre os caracterizou. Treinam arduamente e suportam os treinos mais duros sempre com um sorriso. Os miúdos de outrora são agora karatekas competentes que acredito, irão longe. Tenho orgulho neles e acredito também que o seu caminho no "Do" será frutuoso. Respeito-os muito pelo que foram mas essencialmente pelo que são: "putos" excepcionais e homens excepcionais. 
Obrigado por fazerem parte da vida de todos nós!



1 comentário:

  1. Caro amigo Zé Ramalho:

    Pois é! Eles estão a ir para o sítio de onde nós já estamos a vir...

    Mas ainda bem que lançamos sementes destas e elas desabrocham originando copas frondosas que depois albergam à sua sombra muitas mais!

    É a continuação do nosso trabalho...

    Em Portugal costuma-se medir o valor do "Mestre" pelo número de alunos que perde... No Japão o valor do "Mestre" mede-se pelos alunos que lhe continuam fiéis...

    Grande abraço!

    ResponderEliminar