sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Artistas???

Sou praticante de uma arte marcial. A ser verdade, sou um "artista" marcial, correto? E todos os praticantes da "arte" são, por definição, artistas.
Ora bem. Eu gostava de ser escultor. Agarro num bloco de pedra e num cinzel e toc...toc...toc... começo a "lascar" o bloco segundo a minha visão. Estou a imaginar uma figura feminina em pose sensual expondo toda a sua aura de feminilidade. Toc...toc...toc... demorei dois anos mas finalmente a escultura está pronta. Ali está ela... tal e qual eu imaginava: Perfeita. Não hesito em expô-la porque quero partilhar a minha "arte". circulo pela "galeria" e ouço os comentários dos que observam a minha obra: - Mas que merda é esta? - diz um sujeito, em voz baixa, para o amigo que o acompanhava. "Isto é horrível"  - diz uma rapariga ao namorado. e foi assim durante toda a exposição. A minha "escultura" não agradou a ninguém e eu não percebia, afinal eu era um artista, eu tinha iniciado a prática da arte da escultura. Porque é que ninguém me disse que, para se ser artista, tem de se ter talento para produzir uma obra de arte, não bastando "fazer".
Assim sendo, porque é que praticamos uma "Arte Marcial" ? Até porque se observarmos bem nem sempre é Arte e quase nunca Marcial porque este ultimo termo tem a ver com a guerra (independentemente da filosofia de alguns que reclamam o termo com sendo uma guerra consigo próprios).
Então a expressão "Arte Marcial" está correta? Se calhar não. Então como lhe vamos chamar? Forma de combate? Desporto de combate? Não sei. Eu chamo-lhe apenas Karate e não o insiro na categoria de Arte Marcial porque não sou artista. Sou apenas praticante. Quando muito tenho a aspiração a ser artista, sendo o mais provável nunca o vir a ser. 
Artista Marcial é coisa que não existe, na minha opinião. Somos praticantes de karate, iniciados, o que quiserem... artistas? Hummm...não me parece.

3 comentários:

  1. A minha posição sobre o tema é demasiado conhecida. A sistemática do Karaté exige uma nomenclatura... mas marcial implica guerra, combate implica luta...

    Nada disto há no desporto - pelo menos num desporto corretamente praticado e numa competição saudavelmente disputada.

    Por isso propus que o Karaté fosse classificado como "desporto de contacto corporal direto"...

    Kumite nem sequer significa combate, significa encontro de mãos... o nosso kumite está mais perto dos antigos duelos de desagravo que de um combate entre dois seres humanos!

    Mas para além das denominações, o importante é continuarmos a treinar Karaté.

    Nota: a nossa legislação não prevê artes marciais, nem mestres, nem instrutores: há desporto, modalidades desportivas e treinadores...

    Grande abraço!
    (Viste arte de mais em Itália...)

    Armando Inocentes

    ResponderEliminar
  2. Hummm... Nunca tinha realmente parado para pensar sobre "ser ou não ser 'artista' marcial".
    Como eu gosto mais de ir pela tradução literal japonesa, antigamente havia BUJUTSU "Artes Marciais", mas estas evoluiram para BUDÔ "Vias Marciais" ou "Caminhos Marciais".
    Assim os "artistas marciais" já não são "artista" na concepção do termo original.
    Então o que são?

    ResponderEliminar
  3. Finalmente alguém descobriu porque pinto. EU sou um artista (mesmo que os outros não apreciem as minhas obras).

    ResponderEliminar