sábado, 28 de abril de 2012

III Taça Kaizen - Balanço final



Pavilhão Municipal de Casal de Cambra, 28 de abril... III Taça Kaizen. A oportunidade de vermos em prestação de prova, vários karatekas, de várias idades, em várias provas, de vários Dojos.
Muita criançada em alarido constante que só acalmava (ou não) quando prestava provas. Eu fiquei com a prova de kata que é onde me sinto mais à vontade. Algumas das provas tiveram o poder de revelar o nervosismo e a dificuldade em "fechar a mente" deixando a kata fluir. Mesmo as katas bem treinadas, por vezes, são impedidas de ganhar por imprecisões ou até esquecimento do seu esquema, fruto dos nervos e da pressão gerada por uma sala cheia de gente a observar e um painel de arbitragem a avaliar. Mas é mesmo assim, um karateka tem de aprender a abstraír-se do resto e a deixar a kata manifestar-se. 
Depois de observar atentamente os desempenhos, chego à conclusão que é de grande importância os instrutores reunirem-se em treino de vez em quando, tentando chegar a algum consenso no que diz respeito a interpretações de movimentos da kata. 
O saldo acho que foi muito positivo. Os jovens karatekas souberam enriquecer o evento com as suas prestações. É bonito ver os jovens cumprindo o ritual da saudação sempre que começam e acabam a prova, começando pelo adversário. Isto é o que o karate representa - o respeito primeiro. Não houve um único participante no meu tatami que não cumprisse o ritual da saudação - bonito.
Foi também uma oportunidade de estar novamente entre amigos e colegas de "luta" - Armando Inocentes, Leonardo Pereira, Nelson Gomes, Nuno Santos, Rui Catarrinha, Marco Cruz e Jorge Quaresma, Joana Perdiz, entre outros...
Foi um dia agradável. Algo cansativo mas agradável e motivador. A nossa "descendência" no karate sabe honrar a "camisola".
A organização está de parabéns. Correu tudo bem. Alguma falha que possa ter ocorrido é desculpável devido à confusão natural nestas alturas.
O nosso Real esteve em grande com muitos medalhados, como de costume. 
Parabéns a todos!!!

2 comentários:

  1. As minhas felicitações neste blog ao Real de Massamá e à Kaizen.

    Caro Zé: foi um prazer participar ao teu lado e ao lado do Leonardo no painel de arbitragem de Kata e ver como os nossos critérios estavam em uníssono. Três elementos de três associações diferentes (Kaizen, JIP e PGKS) ajuizando segundo os mesmos parâmetros... mas todos de Goju! Penso que foi a primeira vez que nós os três trabalhámos em conjunto nestas funções. Sinto-me realizado pelo trabalho desenvolvido e com a certeza de que nenhum competidor foi prejudicado pela nossa atuação.

    Não podemos ser nós a esperar pelo futuro. O futuro é que espera por nós e há muito trabalho a fazer - em conjunto também! Não podemos perder isso de vista...

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Vejo que os jogadores do Benfica também estiveram presentes. isto é que é bonito, Inter-Associações e Inter-Modalidades...
    Abraços a todos e parabéns.

    ResponderEliminar