segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cintos, Faixas, Kyus e Dans...

As graduações... sempre as graduações. Ai de nós se não levamos os alunos a exame. Que raio de instrutor é que está mais de 3 ou 4 meses sem levar o aluno a exame? O que é que os putos andam lá a fazer? O meu filho já treina há mais de 6 meses sem fazer exame e ali no Dojo ao lado, já fizeram 2. 
Qual é o instrutor que ainda não ouviu isto? Dos miúdos?... sim, alguns questionam-se sobre isto, mas de alguns pais, sim, com demasiada frequência. 
Há tempos tive a "grata" surpresa de ser confrontado com uma mãe que estava muito "decepcionada" comigo (para usar as suas próprias palavras) porque tinha levado alguns alunos a exame antes do seu filho que já lá andava há mais tempo. "Andava" era mesmo o termo porque o miúdo (provavelmente sem ser sua culpa) treinava de modo intermitente - aparecia um dia, faltava dois. Respondi-lhe que a decepção era minha pela sua atitude porque o miúdo não tinha a frequência de aulas necessária para a subida de graduação e que, em última análise, essa decisão, por carecer de conhecimento técnico, cabia-me a mim.
Claro está... nunca mais vi o miúdo. Já falei neste assunto em outros posts mas continuo a achar que as graduações são mais para os pais do que para os alunos. 
As graduações são assim tão importantes? Não interessa muito mais o que se aprende? Não é esse o objectivo, ou são as "faixas coloridas"? 
Não coloquem essa pressão nos miúdos...  deixem-nos treinar porque as graduações aparecem naturalmente, mas se demorarem... questionem-se honestamente porquê. 
Um cinto é apenas pano... o que conta é o que se aprende e isso, não se traz à cintura.

Boa semana a todos!

2 comentários:

  1. É a história do costume e vai ser sempre assim. Estou convencido que só em graduações muito mais altas é que se valoriza o conhecimento em deterimento da graduação. Mesmo assim, continuo a ver muitos Dans que se preocupam demais com a quantidade de níveis que já conquistaram. Não quero dizer que são maus ... mas ainda não "chegaram lá". Para mim, não basta conhecer a técnica que nos é ensinada, é preciso deixá-la amadurecer e, sobretudo, dominá-la e fazê-la evoluir e isso, quer se queira quer não, vem com o tempo ... é preciso muita, mas muita paciência e perseverância.

    ResponderEliminar
  2. Um bom post e um bom comentário (de realçar que é um comentário do Peixoto!!!.!

    Completamente de acordo com ambos!

    Grande abraço aos dois!

    ResponderEliminar