É mesmo possível ensinar Kata a
crianças de modo a que ela seja executada correctamente?
Sem querer parecer tendencioso no
que respeita ao "conflito" velha escola vs. nova escola, acredito que
sim.
As novas
tendências sobre o ensino do karate acreditam que é prematuro ensinar kata às
crianças de tenra idade. Não é sequer, produtivo, indicam elas. Fruto da
mistura Educação Física/ Arte Marcial, estes conceitos inovadores têm a
suportá-los, estudos científicos na área, que respeito e aceito, mas com
algumas condições - O Karate não é (só) educação física. É uma disciplina
complexa, com códigos próprios, que se rege por regras incontornáveis - A sua
origem, a sua etiqueta, o seu sistema de graduações, entre outros.
Não quero
que entendam com este comentário, que me oponho à aplicação dos novos conceitos
de treino onde se inclui o trabalho de coordenação motora e velocidade,
associados a tarefas de carácter lúdico. Eu próprio as utilizo porque as acho
fundamentais. Ao que eu me oponho é à exclusividade deste tipo de treino. Não
consigo entender porque é tão difícil ou contraproducente, ensinar kata (de
forma correcta) às crianças - Kata é coordenação, Kata é disciplina, Kata é
equilíbrio, Kata é trabalho mental - não são estes elementos essenciais à
formação dos jovens? O Karate não assenta como base no trabalho de Kata? Não é
karate o que fazemos? Então qual é a dificuldade? Dá trabalho? Claro que sim.
Exige muito tempo de correcção? Claro que sim.
Sem querer
estabelecer paralelismos com o Japão porque tal não é possível por razões de
ordem cultural, o vídeo que apresento aqui é o exemplo de Kata executado por
crianças de tenra idade (quem me dera que alguns adultos que treinam comigo a
executassem assim!).
A
coordenação e a concentração exibidas por estes (muito) jovens praticantes é
assombrosa. Só no Japão? Talvez. Mas podemos aproximar-nos disto. Com muito trabalho, sim, mas é possível.
Existem
muitos karatekas licenciados em Educação Física, o que é bom. Alguns dos erros
graves, dos quais ainda existem hoje "vítimas", deixaram de se
cometer. Os conhecimentos sobre a fisiologia, motricidade e até, psicologia do
desporto vieram trazer ao treino de karate, mais valias que permitem hoje,
treinar-se mais correctamente produzindo muito bons resultados.
Contudo
não devemos esquecer que a vertente desportiva do karate é muito mais recente
que a sua componente "marcial" (embora não goste muito deste termo).
Os
Karatekas que nós veneramos hoje não fazem treinos segundo as "regras da
educação física" - fazem-no como o faziam quem lhes ensinou. E nós
seguimo-los fascinados mas depois, temos dificuldade em aceitar esse regime de
treino nos nossos Dojos. Há aqui uma enorme contradição.
O Sensei
Higaonna, O Sensei Taira, O Sensei Onaga, entre outros, certamente acreditam num
tipo de treino que assenta em bases ancestrais e com o qual atingiram o nível
que lhes conhecemos.
Quando
comecei a treinar, as aulas eram muito duras do ponto de vista físico. Não
raras vezes se chegava a casa cheio de nódoas negras e umas ou outra
escoriação - isso é impensável hoje em dia! - Não estou a afirmar que estava
100% correcto, mas que se obtinham resultados diferentes, é verdade. Muitos do
karatekas de "topo" surgiram dessa escola.
Karate
não é só educação física - tenhamos consciência disto! Karate é uma disciplina
completa e complexa, que envolve uma grande componente física. Aprendemos agora
que, a disciplina aliada a bons conhecimentos de educação física são a receita
para uma boa base de aprendizagem...
Olhando
para os jovens karatekas do vídeo podemos pensar: como se consegue um resultado
destes? Também não sei responder mas acredito numa coisa... com muito trabalho,
disciplina, tempo e paciência. Quantos de nós, com o tipo de vida que levamos,
consegue conciliar e reunir estas condições? Pois é... temos muitos alunos e
pouco tempo. É lixado!
Um bom
dia a todos!
Podia dizer que concordo inteiramente e que os miúdos são excelentes, mas não me sai da cabeça que a radiação das bombas que caíram em Nagasaki e Hiroshima ainda continuam a criar Benjamins Button em barda, que depois se fazem passar por crianças para nos impressionar. Reparem que eles já são cintos negros...ora devem ter mais de 14 anos ...
ResponderEliminarÉ lixado? pois é!
abraços,
Caro amigo:
ResponderEliminarA Pedagogia diz-nos que há vários caminhos para atingirmos os fins desejados. Por isso mesmo há metodologias diferentes... caberá a cada um adaptar as mesmas aos fins em vista. Cá por mim,nem 8 nem 80, mas não tenho dúvidas que Kata não se ensina ludicamente, embora o lúdico possa contribuir para a sua aprendizagem (em termos de coordenação motora - movimentos dissimétricos -, percepção espaço-temporal - ritmo, linhas de orientação -, etc.).
Mas, por exemplo, também há aqueles que ensinam Kata servindo-a como um "enlatado", ou seja, quando se vê alguém com 13 ou 14 anos a fazer Sepai para apresentar em competição sem ter trabalhado as anteriores... ou sem conhecer a fundo o que está a fazer.
Grande abraço!