quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O fim das "Shitei Kata"?


Segundo este artigo, as "Shitei Katas" vão acabar. A forma standardizada de fazer uma kata vai finalmente, deixar de existir. 
Não sou (corro o risco de ser "chatamente" repetitivo) aficionado da competição. Nunca fui e, provavelmente nunca serei. Por razões diversas e que colidem todas com a ideia que eu tenho do karate. Pouco participava em competições mas desde que se inventou essa "anormalidade" a que resolveram chamar Shitei Kata, menos vontade tinha de lá pôr os meus alunos. As Shitei kata são, na minha modesta opinião, uma castração completa. A forma de desempenhar uma kata tem o cunho da sua escola e é assim que tem de ser. A competição é uma efémera fase da vida do karateka e não faz qualquer sentido produzir marcas "negativas" na sua carreira. Ao ter de executar as katas de forma diferente está a "dividir" a aprendizagem dessas katas criando-lhe alguma confusão.
Não sei qual foi a razão da retirada da Shitei Kata da  competição mas... se assim for, concordo.

Se uma kata for executada demonstrando poder, bom enbusen, kime e vigor, qual é o problema se for ligeiramente diferente de outra escola? 

Mas esta é apenas a opinião deste vosso humilde "blogger".

1 comentário:

  1. Caro amigo:

    Também já "postei" sobre o tema... e apesar de ser um adepto da competição, não sou é adepto dos moldes atuais... de modo que estou de acordo contigo.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar