domingo, 23 de outubro de 2011

Sensei Onaga em Portugal...

Mais uma vez teremos em Portugal o Sensei Ryoichi Onaga - 9º Dan, uma referência do Karate Mundial.

Apelo a todos os que puderem participar, que o façam. É um evento que se recomenda dada a qualidade indiscutível do orientador. 
Recordo que este evento é exclusivamente para os membros da Kaizen, PGKS e OGKK.
ó 
Eu lá estarei (se não houver nada impeditivo).

Data: 11, 12 e 13 de Novembro

Local: EB 2/3 Visconde de Juromenha, Tapada das Mercês (Mem Martins, Sintra).

Horário:
6ª feira - 19.30-21.00;
sábado - 16.30-18.00 e 18.00-19.30;
domingo - 11.00-12.30



PARTICIPEM!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Kaizen no futuro...

A Kaizen é uma Associação onde o progresso e a evolução dos seus associados são prioritários. Apesar de recente, reúne um grupo de instrutores com bastante valor e dedicados, que anseiam acima de tudo, pela preservação dos valores do karate em geral e do Goju-Ryu em particular. 
Apesar de ser uma associação maioritariamente Goju, partilha com elementos de outros estilos,  experiências e sessões de trabalho o que faz dela, uma associação aberta. Esta é uma norma essencial do seu regulamento bem como o aperfeiçoamento técnico dos seus instrutores.
A Kaizen tem assim, uma dinâmica de trabalho que é um exemplo. O potencial humano que dispõe é enorme e terá de ser movimentado para que a dinâmica não esmoreça ou se perca. Os jovens karatekas graduados terão de ser os impulsionadores da sua Associação. Os destinos e orientação da Kaizen têm estado nas mãos de 5 ou 6 instrutores mais antigos o que é bom e mau. Bom porque a experiência de vida é uma mais valia mas mau porque não se tem dado oportunidade dos jovens mostrarem o seu valor. Seria bom ver associados ao destino da Kaizen, rostos jovens que pudessem pôr ao serviço de todos, novas ideias e linhas de direcção, contando sempre, obviamente, com o apoio dos mais velhos.

Somos uma Associação de peso e que está a deixar marca indelével no panorama do karate nacional... aos poucos começamos a ser conhecidos e reconhecidos, mas também temos tido "ventos contrários" fruto de algumas frustrações e rancores de entidades e pessoas que, não tendo a capacidade de aceitar direcções e atitudes diferentes, tudo fazem, para minar mentalidades e colocar obstáculos ao nosso percurso. Não nos afecta... já não. O que nos afecta é a inércia e a incompetência e será contra ela que iremos (já estamos) a lutar.

Estamos no bom caminho e estamos equipados com aquilo que precisamos para o trilhar. O importante em todo este processo, são as pessoas - aquelas a quem devemos apoio mas também aqueles que precisam de nos dar apoio.





domingo, 9 de outubro de 2011

A new face of Goju...



Este 1º Retiro de Cintos Negros terminou. Foram dois dias de treino e convívio, mas, sobretudo, de absorver novas ideias. 
Este evento teve como orientador o Sensei Aivaras Engelaitis, da Jundokan, na linha de treino do Sensei Masaji Taira.
Este é, sem dúvida, um Goju Ryu onde sobressaem diferenças acentuadas na concepção e execução. Com particular incidência no trabalho de cintura, esta linha Goju assenta na geração de energia pela rotação da anca que imprime potência às pernas e braços, numa eficácia incontestável.
O Sensei Aivaras tem,na minha opinião e além da sua competência técnica, a facilidade de explicar com enorme clareza bem com o de demonstrar, a eficácia das técnicas apresentadas.
Com alguma exigência do ponto de vista físico (quem olha para o Sensei Aivaras não adivinha a força e a rapidez de execução) os treinos decorreram de forma absorvente, de tal forma que não houve um único treino em que o tempo não tenha "voado".
Com 36 participantes, esta Retiro foi, na minha opinião, um enorme êxito. O convívio foi excepcional, os treinos foram alucinantes... e o Peixoto continua "contundente". O Sensei Armando Inocentes foi "impedido" de completar as sessões de treino por lesão, mas acredito que não deixou de aproveitar a qualidade dos treinos que pôde fazer.
As sessões de Cervejola também foram excelentes. Bom companheiro da boa da "jola", o Sensei Aivaras mostrou ser também bastante divertido nos convívios entre treinos.
Tivemos vários convidados: 3 colegas espanhóis, amigos do Shito e do Shotokan. O Sport Hotel da Golegã soube, mais uma vez, receber-nos com a qualidade e simpatia do costume. Desta vez pudemos usar a piscina interior que deu para recobrar do calor que se fez sentir mas também para "partir" os putos todos que, quando chegaram ao treino pareciam Koalas a roer folhas de eucalipto.
Na minha opinião este não é, definitivamente, o nosso Goju-Ryu mas é, sem dúvida um Goju eficaz e fascinante. 
O espantoso deste "encontro" de Cintos Negros é que foi apenas com a kata gekisai dai ichi e algumas aplicações que se ocupou todo o programa de treinos, e o tempo... foi insuficiente!
Eu gostei muito, mas mesmo muito. Foi uma "lufada de ar fresco" em termos técnicos e um fim de semana divertido pelo agradável convívio.
   

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sensei Leonardo Pereira no Real...







Aceitando o meu convite para orientar uma aula aos karatekas do Real, o meu amigo e colega Sensei Leonardo Pereira, foi ontem ao nosso Dojo para cumprir a promessa.
Com "casa cheia", o Sensei Leonardo ofereceu-nos uma aula onde o kihon de base e a defesa pessoal com características do nosso estilo, foram as notas dominantes. Bastante comunicativo e interactivo, o Sensei Leonardo, usando como parceiro o André Mira, demonstrou a sua visão do Goju-Ryu que coincide no essencial com a minha própria: Competição é competição, mas não é karate pleno. O treino "marcial" ou "tradicional" (seja qual for o termo preferido) é o verdadeiro karate onde todos os recursos energéticos e técnicos podem e devem ser utilizados. 
Foi uma aula onde o tempo voou, e muito interessante. Bastante ligado à perfeição técnica sem prejuízo da nossa própria interpretação do karate, o Sensei Leonardo foi bastante "didáctico" chamando à atenção para a preservação dos valores individuais, humanos e sociais.
Tivemos a visita do Sensei Nelson Gomes e da sua "comitiva" que quis aproveitar a oportunidade de treinar com o Sensei Leonardo Pereira e beneficiar também desta partilha.

Foi mais uma grande e boa experiência. Renovo aqui em meu nome e de todos os participantes na aula, os meus agradecimentos ao Leonardo pela disponibilidade e pelo empenhamento.