domingo, 9 de outubro de 2011

A new face of Goju...



Este 1º Retiro de Cintos Negros terminou. Foram dois dias de treino e convívio, mas, sobretudo, de absorver novas ideias. 
Este evento teve como orientador o Sensei Aivaras Engelaitis, da Jundokan, na linha de treino do Sensei Masaji Taira.
Este é, sem dúvida, um Goju Ryu onde sobressaem diferenças acentuadas na concepção e execução. Com particular incidência no trabalho de cintura, esta linha Goju assenta na geração de energia pela rotação da anca que imprime potência às pernas e braços, numa eficácia incontestável.
O Sensei Aivaras tem,na minha opinião e além da sua competência técnica, a facilidade de explicar com enorme clareza bem com o de demonstrar, a eficácia das técnicas apresentadas.
Com alguma exigência do ponto de vista físico (quem olha para o Sensei Aivaras não adivinha a força e a rapidez de execução) os treinos decorreram de forma absorvente, de tal forma que não houve um único treino em que o tempo não tenha "voado".
Com 36 participantes, esta Retiro foi, na minha opinião, um enorme êxito. O convívio foi excepcional, os treinos foram alucinantes... e o Peixoto continua "contundente". O Sensei Armando Inocentes foi "impedido" de completar as sessões de treino por lesão, mas acredito que não deixou de aproveitar a qualidade dos treinos que pôde fazer.
As sessões de Cervejola também foram excelentes. Bom companheiro da boa da "jola", o Sensei Aivaras mostrou ser também bastante divertido nos convívios entre treinos.
Tivemos vários convidados: 3 colegas espanhóis, amigos do Shito e do Shotokan. O Sport Hotel da Golegã soube, mais uma vez, receber-nos com a qualidade e simpatia do costume. Desta vez pudemos usar a piscina interior que deu para recobrar do calor que se fez sentir mas também para "partir" os putos todos que, quando chegaram ao treino pareciam Koalas a roer folhas de eucalipto.
Na minha opinião este não é, definitivamente, o nosso Goju-Ryu mas é, sem dúvida um Goju eficaz e fascinante. 
O espantoso deste "encontro" de Cintos Negros é que foi apenas com a kata gekisai dai ichi e algumas aplicações que se ocupou todo o programa de treinos, e o tempo... foi insuficiente!
Eu gostei muito, mas mesmo muito. Foi uma "lufada de ar fresco" em termos técnicos e um fim de semana divertido pelo agradável convívio.
   

1 comentário:

  1. Caro amigo:

    Aquilo que parece ser "a new face of Goju" não é mais do que a reminiscência daquilo que nos deixou o Sensei Miyazato.

    O trabalho de anca para utilizar o corpo todo em bloco é uma das particularidades do Goju de Okinawa, só que neste estágio foi esmiuçada ao pormenor. Este deveria ser o trabalho inicial por excelência - difícil, sim, mas produtivo mais tarde.

    O que aqui trabalhámos foi a base, o que é explorado pelo Sensei Onaga já num estádio superior. Dias 11, 12 e 13 de Novembro teremos a oportunidade de constatar isso.

    Quanto à minha impossibilidade de fazer o último treino, felizmente a minha coxo-femural está melhor! Obrigado por toda a tua atenção e apoio durante o retiro.

    Grande abraço!
    Armando Inocentes

    ResponderEliminar