Aceitando o meu convite para orientar uma aula aos karatekas do Real, o meu amigo e colega Sensei Leonardo Pereira, foi ontem ao nosso Dojo para cumprir a promessa.
Com "casa cheia", o Sensei Leonardo ofereceu-nos uma aula onde o kihon de base e a defesa pessoal com características do nosso estilo, foram as notas dominantes. Bastante comunicativo e interactivo, o Sensei Leonardo, usando como parceiro o André Mira, demonstrou a sua visão do Goju-Ryu que coincide no essencial com a minha própria: Competição é competição, mas não é karate pleno. O treino "marcial" ou "tradicional" (seja qual for o termo preferido) é o verdadeiro karate onde todos os recursos energéticos e técnicos podem e devem ser utilizados.
Foi uma aula onde o tempo voou, e muito interessante. Bastante ligado à perfeição técnica sem prejuízo da nossa própria interpretação do karate, o Sensei Leonardo foi bastante "didáctico" chamando à atenção para a preservação dos valores individuais, humanos e sociais.
Tivemos a visita do Sensei Nelson Gomes e da sua "comitiva" que quis aproveitar a oportunidade de treinar com o Sensei Leonardo Pereira e beneficiar também desta partilha.
Foi mais uma grande e boa experiência. Renovo aqui em meu nome e de todos os participantes na aula, os meus agradecimentos ao Leonardo pela disponibilidade e pelo empenhamento.
Gostei imenso do treino.
ResponderEliminarUma vez mais confirma-se a teoria que nem sempre a competição leva a sua avante.
Treino muito bom, com óptima equipa de trabalho. É fantástico ouvirmos alguém falar de Goju-Ryu com paixão, que "defende" um karaté mais tradicional (como eu), algo que infelizmente parece estar em vias de extinção.
ResponderEliminarObrigada Sensei Ramalho por nos ter recebido no seu Dojo
O Goju é uma família...
ResponderEliminarAinda um dia destes nos havemos de juntar todos no REAL!
O Sensei Leonardo veio comprovar o que já sabíamos: Okinawa Goju-Ryu É Okinawa Goju-Ryu. Os outros Goju, são OS OUTROS Goju...
ResponderEliminarObrigado pelo treino.