terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sensei Leonardo Pereira no Real...







Aceitando o meu convite para orientar uma aula aos karatekas do Real, o meu amigo e colega Sensei Leonardo Pereira, foi ontem ao nosso Dojo para cumprir a promessa.
Com "casa cheia", o Sensei Leonardo ofereceu-nos uma aula onde o kihon de base e a defesa pessoal com características do nosso estilo, foram as notas dominantes. Bastante comunicativo e interactivo, o Sensei Leonardo, usando como parceiro o André Mira, demonstrou a sua visão do Goju-Ryu que coincide no essencial com a minha própria: Competição é competição, mas não é karate pleno. O treino "marcial" ou "tradicional" (seja qual for o termo preferido) é o verdadeiro karate onde todos os recursos energéticos e técnicos podem e devem ser utilizados. 
Foi uma aula onde o tempo voou, e muito interessante. Bastante ligado à perfeição técnica sem prejuízo da nossa própria interpretação do karate, o Sensei Leonardo foi bastante "didáctico" chamando à atenção para a preservação dos valores individuais, humanos e sociais.
Tivemos a visita do Sensei Nelson Gomes e da sua "comitiva" que quis aproveitar a oportunidade de treinar com o Sensei Leonardo Pereira e beneficiar também desta partilha.

Foi mais uma grande e boa experiência. Renovo aqui em meu nome e de todos os participantes na aula, os meus agradecimentos ao Leonardo pela disponibilidade e pelo empenhamento.


4 comentários:

  1. Gostei imenso do treino.
    Uma vez mais confirma-se a teoria que nem sempre a competição leva a sua avante.

    ResponderEliminar
  2. Treino muito bom, com óptima equipa de trabalho. É fantástico ouvirmos alguém falar de Goju-Ryu com paixão, que "defende" um karaté mais tradicional (como eu), algo que infelizmente parece estar em vias de extinção.
    Obrigada Sensei Ramalho por nos ter recebido no seu Dojo

    ResponderEliminar
  3. O Goju é uma família...

    Ainda um dia destes nos havemos de juntar todos no REAL!

    ResponderEliminar
  4. O Sensei Leonardo veio comprovar o que já sabíamos: Okinawa Goju-Ryu É Okinawa Goju-Ryu. Os outros Goju, são OS OUTROS Goju...
    Obrigado pelo treino.

    ResponderEliminar