terça-feira, 10 de julho de 2012

Um karateka de coração...

De tempos a tempos o destino traz ao nosso convívio pessoas que nos marcam. Pessoas que nos deixam uma marca de amizade profunda e admiração pela sua lealdade. Uma dessas pessoas é o Carlos Ferreira, neste momento o único Nidan do Real.
O Carlos é hoje, uma pessoa diferente daquela que um dia entrou para a nossa classe. A meu ver, diferente para melhor. Entrou para a classe "empurrado" pelo André Mira, seu afilhado, que treinava comigo, criança de tenra idade. 
Ao longo dos anos o Carlos Ferreira "entrou" no espírito do Karaté e fê-lo de uma forma que me surpreendeu, dedicando toda a sua energia à prática com devoção e sempre, mas sempre, uma humildade extraordinária.
É hoje, sem qualquer sombra de dúvida, um dos graduados em que mais me apoio pela sua disponibilidade em ajudar e o gosto com que o faz.
O Carlos Ferreira é o símbolo da honestidade, da dedicação ao treino e da constante procura da perfeição. É hoje um excelente karateka, admirado e respeitado por todos e inegavelmente merecedor dessa admiração.
É para mim, mais do que um aluno, é um amigo daqueles que conservamos num lugar especial.
Costumo dizer sempre que sou afortunado pela classe exemplar que tenho o privilégio de dirigir, onde jovens e menos jovens criam um ambiente fabuloso onde ninguém "mostra os galões" e onde todos se entre ajudam.
É por este motivo que me sinto honrado por ter comigo excelentes pessoas com as quais me identifico e que respeito muito.

O Carlos é uma daquelas pessoas que deixam a sua marca no Goju-Ryu do Real e da Kaizen. 
Sinto-me privilegiado por poder contar com a sua amizade, dedicação e paixão pelo nosso Karate.

Allways, but allways... begginers mind!

5 comentários:

  1. Por aquilo que conheço do Carlos - e é pouco - este post tem toda a sua razão de ser...

    Um grande abraço para o Carlos e para ti também

    ResponderEliminar
  2. Um justo reconhecimento. O Carlos, devido à sua graduação e assiduidade, é o meu parceiro de treino. Empenhado e duro, permite que façamos exercícios bastante reais o que, para mim, é fantástico.
    É sempre receptivo e humilde nas observações que lhe fazemos no sentido de aprimorar a técnica ou maximizar o seu efeito.
    É muito gratificante poder treinar numa classe onde as diferentes características individuais dos meus companheiros de treino me permitem testar abordagens diferentes para situações idênticas.
    O mérito é acima de tudo do Sensei José Ramalho, que nos incentiva e dá a liberdade necessária para experimentar novas abordagens.
    Felizmente, treinamos num Dojo onde não existem dogmas nem divindades.
    O Carlos, entre outros, é um dos que conseguem maximizar esta flexibilidade.
    Parabéns, obrigado pela confiança e desculpa as "pingas" ...:)

    ResponderEliminar
  3. Uma homenagem e reconhecimento justíssimos. O Carlos é sem sombra de dúvida um exemplo a seguir em todos os aspectos que devem caracterizar um bom karateka, e refiro-me não só à qualidade técnica, ao empenho e ao "kime" mas também àquelas virtudes de personalidade que persistem muito depois de o treino ter acabado - humildade, coragem e respeito, entre muitas outras. Acima de tudo é um grande amigo que deve deixar orgulhosos todos os que tenham o privilégio de poder dizer o mesmo. Por fim, faço minhas as palavras de Sensei Peixoto e congratulo também "mê pai", Sensei José Ramalho, por ter polido o diamante em bruto que é o Carlos, deixando transparecer o diamante quando executa kata e o bruto quando executa iri-kumi. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Bem merecida homenagem ao Sensei Carlos. Pessoa simples, humilde e dispõe-se sempre a ajudar quem precisa.
    Ele ajudou-me muito(e ainda ajuda) tal como os restantes membros desta grande família no qual merece a minha maior admiração!

    A todos um grande abraço

    Rui V.

    ResponderEliminar
  5. Ainda me lembro dos tempos em que o carlos entrou para dar umas bordoadas... Homem de transparencia e hulmildade inegaveis que em conjunto com o resto da familia goju tive felucidade de partilhar uma das melhores fases da minga vida. Obrigado ao carlis pela partilha de experiencias e pela sabedoria que as vezes so conseguimos buscar num irmão e obrigado ao sensei pelo seu enorme contributo ao passar os valores não só ligados a uma boa pratica desportiva mas tambem de uma moral inegavel. E venham os condominios.

    ResponderEliminar