quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A versatilidade incontestável do Karate...

Deparei agora mesmo, no Facebook, com um vídeo, publicado pelos meus amigos César Silva e João Coutinho, que me impressionou.
É um vídeo que demonstra claramente a versatilidade do Karate ao mesmo tempo que demonstra as capacidades da mente humana em não se deixar abater face a uma grande adversidade.
É um vídeo bonito porque nos dá razão quando "apregoamos" que o karaté é para todos! É mesmo para todos... os que conseguem com alguma facilidade e os outros... aqueles que mesmo condicionados por uma deficiência, conseguem fazer coisas maravilhosas como este senhor.
Esta karateka não assumiu a condição de "coitadinho do aleijadinho" e tomou uma atitude de vencedor que se confirmou com esta demonstração espectacular.

Vejam com atenção... O karaté é fascinante em toda a sua plenitude como se pode ver aqui...




1 comentário:

  1. Fantástico vídeo... e fantástico Karaté!

    De facto (agora é de fato!), o Karaté é para todos.

    Conheço um colega nosso, ali das bandas de Bilbao, que costumo encontrar nos estágios com o Sensei Onaga, e que possui no braço esquerdo um problema semalhante ao do Karateka do vídeo.

    O que mais me surpreende nele é que enquanto nós fazemos Seyunchin com dois braços, ele consegue acompanhar-nos fazendo só com o braço direito as posições do direito e adaptando com o mesmo braço as do lado esquerdo. O mesmo faz con Shisochin... A Kata sai diferente mas não modificada.

    Outro caso, uma aluna do Sensei Onaga com sindroma de down, que eu vi fazer exame para 1º kyu e que não ficou atrás de nenhum dos outros examinados...

    O ensino adaptado, a preserverança, a paciência e a dedicação tanto de aluno como de treinador são muito importantes.

    Para além de grandes motivações, tem de haver grande empatia entre ambos.

    Obrigado Zé por nos manteres actualizados!

    Um abraço!

    ResponderEliminar