Deparei agora mesmo, no Facebook, com um vídeo, publicado pelos meus amigos César Silva e João Coutinho, que me impressionou.
É um vídeo que demonstra claramente a versatilidade do Karate ao mesmo tempo que demonstra as capacidades da mente humana em não se deixar abater face a uma grande adversidade.
É um vídeo bonito porque nos dá razão quando "apregoamos" que o karaté é para todos! É mesmo para todos... os que conseguem com alguma facilidade e os outros... aqueles que mesmo condicionados por uma deficiência, conseguem fazer coisas maravilhosas como este senhor.
Esta karateka não assumiu a condição de "coitadinho do aleijadinho" e tomou uma atitude de vencedor que se confirmou com esta demonstração espectacular.
Vejam com atenção... O karaté é fascinante em toda a sua plenitude como se pode ver aqui...
Fantástico vídeo... e fantástico Karaté!
ResponderEliminarDe facto (agora é de fato!), o Karaté é para todos.
Conheço um colega nosso, ali das bandas de Bilbao, que costumo encontrar nos estágios com o Sensei Onaga, e que possui no braço esquerdo um problema semalhante ao do Karateka do vídeo.
O que mais me surpreende nele é que enquanto nós fazemos Seyunchin com dois braços, ele consegue acompanhar-nos fazendo só com o braço direito as posições do direito e adaptando com o mesmo braço as do lado esquerdo. O mesmo faz con Shisochin... A Kata sai diferente mas não modificada.
Outro caso, uma aluna do Sensei Onaga com sindroma de down, que eu vi fazer exame para 1º kyu e que não ficou atrás de nenhum dos outros examinados...
O ensino adaptado, a preserverança, a paciência e a dedicação tanto de aluno como de treinador são muito importantes.
Para além de grandes motivações, tem de haver grande empatia entre ambos.
Obrigado Zé por nos manteres actualizados!
Um abraço!