quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mas o que é que se passa com a FNK-P?

Ao que parece, a Kaizen Karate Portugal não interessa à FNK-P. Ao que parece a Kaizen é uma Associação de pouca importância e de gente de pouca importância.
Apesar de estar em pleno desempenho de funções e de ter já dado provas de uma dinâmica enorme, a Kaizen ainda não é membro efectivo da FNK-P. Porquê? Não se sabe... imagina-se mas não se sabe. O que é facto é que desde 2009 que a Kaizen está à espera de ser reconhecida e aceite na Federação numa Assembleia Geral e que, apesar de já ter havido duas, continua à espera. Porquê? Não se sabe. Uma coisa, no entanto, sabe-se - A Kaizen paga a sua inscrição anual como Associação desde o seu início. A Kaizen paga as inscrições dos seus praticantes a tempo e horas - para isso a Kaizen é recebida. Direito de voto? Não! Porquê? Não se sabe...
Como não se sabe porquê, leva-nos a imaginar coisas... teorias de conspiração.... Será porque é uma Associação com alguma dimensão... uma dimensão que "faz sombra" a algumas pessoas que aspiram a ser os maiores não admitindo "entraves" a esta aspiração? Será por "pressão exercida por alguns "mal-amados" que vivem minando mentes (fracas) para sobreviverem? Será porque "rancores" antigos toldam o discernimento daqueles que estão obrigados à isenção? Será porque estamos a mostrar aquilo que alguns não conseguem mostrar e assim, num acesso de "ciúme" doentio colocam obstáculos à admissão da Kaizen na FNK-P? Será porque elementos pertencentes à FNK-P estão "emocionalmente" ligados a outra Associação não lhes convém a nossa admissão? Ou será por grande desleixo e desinteresse numa gestão clara e honesta do que devia ser uma Federação?
Repito...não sei... são apenas teorias... se alguém tiver mais alguma que queira partilhar, "be my guest".
O que posso aqui desde já aqui afirmar é que não vejo com bons olhos a filiação dos meus alunos numa federação que me ignora e me desrespeita - porque é exactamente isto que está a acontecer - um desrespeito claro e absurdo.
500 euros de quota anual Associativa a somar às inscrições dos (muitos) alunos é, pelo menos, uma razão de peso para sermos admitidos já que o prestígio que angariámos pelo nosso próprio esforço não é levado em conta. 
Com esta atitude continuamos a não ter direito de voto, ainda... deixo aqui as questões:

FNK-P... será que vale mesmo a pena? 

Que benefícios estamos a tirar das quotas que pagamos?

Quem se sente "ameaçado" com a nossa admissão?

Onde está a isenção de um órgão que devia primar por ela?

Em nota de "rodapé" deixo aqui um comentário à proposta de aumento do Seguro Desportivo por haver grande "indíce de sinistralidade" no Karate - Este suposto índice anda onde? Provavelmente na competição. Dou aulas há muitos anos e apenas tive uma participação de seguro - um aluno que fez uma pequena fractura no dedo do pé que ficou preso na junção do Tatami. Dou aulas quase todos os dias. Sorte? Talvez. Cuidado? Certamente! No meu Dojo treina-se duro mas controladamente. O que é facto é que, a haver aumento no preço do seguro (que parece ter mesmo de haver) vamos "comer" todos. 
Como em tudo na vida há os que f...em, e os que são f....dos. Eu já estou cansado de ser dos últimos.

3 comentários:

  1. É por causa de episódios destes de falta de transparência e equidade de tratamento que se formam novos Partidos e novas Associações. Se existir uma alternativa, penso que a deveríamos equacionar. Se calhar, éramos mais bem recebidos numa Federação estrangeira...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que disseram. A função da Federação é juntar todos as pessoas que têm algo em comum(neste caso, o Karaté) e facultar-lhes informação, formação, eventos, etc. para que os seus respectivos membros possam crescer enquanto praticantes. Se a federação falha enquanto veiculo de informação, os praticantes ou estagnam ou vão procurar a outro lado( que é grande parte das vezes). Esperemos que isto que disse seja só uma mera especulação e não uma verdade..

    ResponderEliminar
  3. A Kaizen mostrou organização ao realizar o "Seminário da Criança ao Jovem Karateka" com formadores credenciados. A Kaizen mostra dinâmica e novas ideias pedagógicas no campo da formação ao realizar uma competição em que as crianças não vão para casa à primeira derrota.

    A Kaizen possui pessoas com competência organizativa, técnica, pedagógica, ética e moral que não abundam em muitas outras associações nem na federação.

    Mas a Kaizen também possui pessoas que por dizerem a verdade e lutarem pelos interesses da modalidade (não das pessoas!) tendem a ser ostracizadas pela federação. Logo, existem na Kaizen pessoas que não interessam ao "poder" e aos "interesses"... porque não pactuam nem são coniventes.

    É bom que fique claro que a federação (e escrevo com minúscula não devido ao novo acordo ortográfico!) cometeu várias ilegalidades.

    Sou praticante, sou treinador (desde 1984), tenho todos os alunos inscritos, abram-me um processo disciplinar pelo que disse acima!!!!

    Aguardemos as eleições e veremos que os delegados serão aqueles de que já estamos à espera.

    A minha opinião é simples: a Kaizen deveria fazer uma exposição ao Exm.º Sr. Secretário de Estado do Desporto.

    ResponderEliminar